O Novo Layout do Facebook – Primeiras coisas que você precisa saber

13 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 7 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 13 Flares ×

Alguns usuários acordaram e o Facebook estava assim:

novo layout design facebookHoje todos os usuários que usam o Facebook em inglês receberam essa mudança e os brasileiros, aos poucos, estão com esse novo layout.

Como vocês podem ver, o Facebook foi praticamente todo reformulado e, por isso, todos os próximos posts do blog serão para explicar detalhes desse novo design.
Por isso pedimos que vocês esperem para fazer as perguntas até o final dessa série de posts. Tentaremos explicar tudo e, se ainda restarem dúvidas, vocês perguntam para a gente.

Mas, para começar, aqui está a lista das 4 coisas que você precisa saber sobre essas mudanças.

1. Agora são 4 colunas

novo layout design facebook

O layout é baseado em 4 colunas de informações e elas são, da esquerda para a direita:

- A primeira mostra seus favoritos (mural, mensagens e eventos, que são padrão, e outros itens que você favoritou), os grupos que você participa, as páginas que você administra e os aplicativos que você usa.

- A segunda é seu feed, que agora junta os posts mais importantes com os posts mais recentes (vamos explicar sobre ele mais tarde)

- A terceira são os avisos (aniversários do dia e eventos próximos), sugestões do Facebook e propaganda.

- A quarta é o chamado Ticker, com as postagens atualizadas em tempo real, e o chat.

2. Seu feed junta as Principais Postagens e a As Mais Recentes


Ao entrar no Facebook, no topo do seu feed estarão Principais Postagens, publicações que, segundo o algoritmo da rede social, são as que mais interessam para você. Esse tipo de postagem vem com um triângulo azul no canto esquerdo, indicando que ela é mais importante.

Clicando nesse triângulo você também pode controlar tirando ou colocando o status de importante da publicação e customizando seu feed de notícias.

Abaixo dessas postagens estarão as postagens mais recentes, em ordem cronológica. Porém, não são todas as postagens de todos os seus amigos que vão aparecer nesse feed de mais recentes. Apenas aparecem publicações mais relevantes. E onde todas as postagens então?

3. O Ticker vai mostrar TODAS as atividades visíveis dos seus amigos, páginas que você curte e pessoas que você assina, e em tempo real

Na última coluna está o Ticker sendo atualizado o tempo todo e nele estão todas as publicações visíveis dos seus amigos no Facebook. Note que clicando em algumas das postagens do ticker, elas ampliam.

4. Ao mais de uma foto no álbum, elas aparecem num novo design no feed

Ao postar atualizar um álbum ou criar um novo, agora a sua postagem aparece como na imagem abaixo:

Não há nenhum critério para uma imagem aparecer maior que a outra. É apenas uma reorganização no feed.

Mais uma vez, lembramos que vamos fazer uma série de posts explicando cada uma das mudanças. São várias novidades na rede social e esperamos ainda mais na conferência do Facebook, a F8, que acontece essa semana. Acompanhem o blog para saber mais.