Usar aplicativos para postar no Facebook é uma boa ideia?

10 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 4 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 10 Flares ×

Nós mesmo aqui no blog falamos de alguns aplicativos third-party que postam automaticamente no Facebook, como o Postcron, HootSuite, Tweetdeck ou NetworkBlogs.
Mas usá-los é questionável, principalmente porque o Facebook faz o seguinte no mural.

O Facebook agrega mensagens que usam o mesmo aplicativo de postagem. Ou seja, uma postagem via HootSuite, Tweetdeck, Instagram, Tumblr ou qualquer outro aplicativo, pode acabar se jutando com outras postagens do mesmo tipo.

O critério para ser a postagem visível, e não aquelas que ficam no Veja Mais, não são conhecidos. Por isso, ao usar um aplicativo de auto-postagem, o número de visualizações no feed de notícias pode cair e, consequentemente, cair o número de interações.

Para comprovar isso, a Applum fez um estudo que saiu no site Inside Facebook. Ele mostra que postagens oriundas desses aplicativos podem ter uam redução brusca no número de interaçnoes comparando com as postagens feitas através do próprio Facebook. O gráfico mostra o quanto de engajamento tem uma postagem realizada por cada um dos aplicativos estudados.

Resumindo, a tabela mostra o seguinte:

  • HootSuite – 69% de redução
  • TweetDeck – 73% de redução
  • Sendible – 75% de redução
  • Networked Blogs – 76% de redução
  • RSS Graffiti – 81% de redução
  • Twitter – 83% de redução
  • Publisher – 86% de redução
  • twitterfeed – 90% de redução
  • dlvr.it – 91% de redução
  • Social RSS – 94% de reducão

Essa pesquisa foi feita com páginas americanas então, epsnando num público brasileiro, os números podem variar. Ainda, é certo que os aplicativos third-party diminuem as intereções, algo que já desconfiavam.

Mas o aplicativo de auto postagem não tem só desvantagens. Através dele que é possível agendar postagens, por exemplo, e isso é muito necessário para uma página coorporativa. O ideal é o equilíbrio, usar esses aplicativos quando necessário e sem esperar uma quantidade de interações nessa postagem como as que você tem atualizando no próprio Facebook. Ainda, utilizar aplicativos mais “desconhecidos” pode ter menor efeito no número de visualizações, então eles podem ser uma boa opção, desde que sejam de qualidade.